Vida Cristã

Quinta, 07 Setembro 2017 20:40

7 de Setembro, memorável data

Escrito por

Hoje foi dia de celebrações no País. As principais avenidas das grandes e pequenas cidades foram palcos de milhares de desfiles militares e escolares, tudo para celebrar a independência brasileira, ocorrida na data 7 de setembro, no distante ano de 1822.    

Porém, para nós cristãos e, principalmente assembleianos, 7 de setembro trata-se também da memorável data em que Lawrence Olson, sua esposa Alice e seus dois filho Carolyn e Lawrence Olson Junior chegaram ao Brasil para anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

Sua chegada ocorreu no dia 7 de setembro de 1938, isto é, há 79 anos. Certamente, o capitão-comandante do navio não tinha noção de que a bordo encontrava-se um homem de Deus que mudaria a história de milhares de pessoas por meio da pregação do evangelho e ensinamentos bíblicos por onde passava.

Ao chegar no Rio de Janeiro, a família Olson foi recebida pelos missionários Gustavo e Alice Bergstron e o irmão Nils Kastbrg, que na época era o pastor da Assembleia de Deus de São Cristóvão/RJ. O casal Olson assistiu o primeiro culto no Brasil na Assembleia de Deus em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro.

No mesmo ano a família Olson mudou-se para a capital mineira, Belo Horizonte, e, durante um ano dedicou-se ao aprendizado do idioma português. Olson, mesmo atarefado com o estudo da língua da portuguesa, não perdeu tempo e várias vezes saiu em viagens pelo vasto Brasil. Segundo ele, ao ver imensas montanhas perguntou a si mesmo: “o que será que nos espera nessa terra que não conhecemos?” Assim, continuou a descoberta ao desconhecido, pois tinha convicção de que o Senhor Jesus o ajudaria em tudo.

Em 1939 o dinâmico missionário deixa a capital mineira e fixa residência na nossa querida cidade de Lavras, onde encontrou alguns militares assembleianos que também vieram de Belo Horizonte para prestar serviço ao 8º Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais. 

Sem medir esforços, tratou logo de assumir a liderança dos trabalhos evangelísticos em Lavras, construindo seu primeiro Templo na Rua Firmino Sales, 312 - centro, onde se encontra atualmente a Congregação Central e se preocupou em organizar oficialmente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, registrando seu primeiro estatuto em dezembro de 1941.

Com os esforços do missionário e de poucos irmãos da época, centenas de crentes espalharam rapidamente pela área e vários Templos da denominação foram erguidos nas principais cidades margeadas pelo Rio Grande e seus afluentes, como: Boa Esperança, Cana Verde, Américos, Perdões, Campo Belo, Nepomuceno, Coqueiral, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Andrelândia, São João Del-Rei, Tiradentes e muitas outras localidades. Formando assim o Campo de Lavras.

O Pastor Antônio L Cerqueira (saudosa memória) continuou a desbravar essa tão grande obra durante 58 anos e, pela bondade de Deus, o Pastor Orlando Dias de Souza, à partir de 12 de setembro de 2015, proseegue neste mesmo caminho até Jesus voltar.

Falar de Lawrence Olson me é prazeroso e páginas e mais páginas poderia eu usar para enumerar seus feitos e legados. Contudo finalizo prestando-lhe esta singela homenagem póstuma, quero expressar em nome do meu pastor presidente Orlando Dias de Souza e todo o Campo de Lavras nossa gratidão a Deus por ter usado Lawrence Olson em nossa região, no Brasil e no Mundo.  Suas últimas palavras em oração antes de sua partida em março de 1993 foram: “meu Deus abençoa o Brasil, abençoa o Brasil, abençoa o Brasil”.  Na lápide de seu túmulo tem a seguinte reflexão: “Se eu tivesse outra vida para viver, viveria do mesmo jeito.” Lamento a ausência de justas homenagens que nesta data a Igreja brasileira poderia prestar a este homem abnegado, fiel e temente a Deus e que viveu a frente de seu tempo, sempre promovendo o bem comum com seus projetos modernos e ousados para uma época tão limitada.

A Deus toda a Glória!

Ev. Jairo Américo de Carvalho

Pastor Lawrence Olson e sua esposa Alice Olson

Quarta, 20 Julho 2016 10:55

CHEGAI-VOS A DEUS

Escrito por

As palavras proferidas em tom de profecia por Tiago, o irmão do Senhor Jesus, permanecem atuais: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós" (Tg 4.8). É tempo de buscar a Deus! É tempo de estarmos mais próximos de Deus! O Senhor deseja que estejamos próximos a Ele; que andemos em sua presença; que Ele seja a nossa prioridade! O próprio Deus nos convida a buscá-lo a desejarmos a sua santa presença mais do que o próprio ar que respiramos ou do que a comida que comemos.

Temos vivido dias difíceis onde as pessoas têm desejado mais as bênçãos de Deus do que o próprio Deus; mais os favores de Deus do que a presença de Deus. É tempo de buscarmos a Deus não pelo que ele pode fazer e sim pelo que Ele é. É tempo de buscarmos o Deus das bênçãos e não as bênçãos de Deus! Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós! Pense nisso!
Luiz Ricardo

Segunda, 27 Junho 2016 11:05

DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE

Escrito por

DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE

Há momentos em nossa vida em que as lutas nos açoitam de forma tão violenta que acabamos por perder o controle das situações que vivenciamos. Tal qual um barco à deriva, assim ficamos, jogados de um lado para o outro, sem saber o que fazer; qual decisão tomar; que caminho trilhar. Nestes momentos, nossa mente fica confusa, nosso coração se entristece, nosso espírito se abate, nossa alma se aflige e nosso corpo estremece.

Todavia, ainda que, não raras vezes, percamos o controle da nossa vida, podemos descansar na esperança e na certeza de que o Deus a quem servimos nunca perde o controle. Deus tem o controle da história da humanidade e da história da nossa vida. Ele nunca perde o controle! Deus sabe exatamente onde, quando e como deve conduzir a nossa existência. Mesmo em meio ao mais profundo sofrimento, devemos descansar em Deus! Ainda que as águas revoltas da vida assolem o nosso barco, jogando-o de um lado para o outro, de tal sorte que percamos o controle da embarcação da nossa existência, precisamos crer que Deus - nosso piloto - permanece com o leme em suas mãos e nos conduzirá a um porto seguro. Pense nisso!

Luiz Ricardo

Quinta, 02 Junho 2016 10:58

GENTE PRECISA DE GENTE

Escrito por

 

Gente precisa de Deus, mas gente também precisa de gente. Não dá para viver sozinho. Não dá para viver isolado na ilha da solidão. Foi Deus quem disse que não é bom que o homem esteja só. Foi Deus quem colocou um Jetro para aconselhar Moisés e um Josué para auxiliá-lo. Foi Deus quem colocou um Eliseu ao lado de Elias e um Jonathan para cuidar de Davi. Não é possível viver sozinho. As pessoas são importantes e, mais do que isso, são necessárias em nossa caminhada.

 

Infelizmente, há muitos cristãos que pensam, equivocadamente, que podem viver sozinhas, isoladas de tudo e de todos. Estas pessoas fundamentam esta postura utilizando-se do argumento de que dependem única e exclusivamente de Deus. É claro que devemos confiar no cuidado de Deus! É claro que devemos depositar a nossa confiança no Senhor, certos de que Ele está conosco todos os dias até a consumação dos séculos e que Ele nunca nos abandona. Todavia, não podemos esquecer que é o próprio Deus quem coloca pessoas ao nosso lado a fim de nos ajudar a prosseguir em nossa caminhada. Por isso, agradeça a Deus pelas pessoas maravilhosas que Ele tem te dado. Seu cônjuge, seus familiares, seus amigos e seus irmãos em Cristo são dádivas de Deus. Valorize-os! Pense nisso!


Luiz Ricardo

 
 
Segunda, 23 Maio 2016 19:31

DEUS NÃO ESTÁ À VENDA

Escrito por

Deus e seus favores não podem ser comprados! Tudo o que recebemos da parte de Deus é fruto de sua graça. Não podemos comprar a Deus e suas bênçãos através das orações - ainda que feitas nos montes ou nas vigílias (como se tivessem um poder maior); não compramos a Deus e, tampouco suas bênçãos, por intermédio dos nossos jejuns e propósitos (nem por aqueles de não usar o watsapp ou de não tomar refrigerante). Deus não está à venda!

Todas as disciplinas espirituais, seja a oração, o jejum bíblico, a leitura da Bíblia, dentre outras, tem o único propósito de transformar a vida do cristão, fazendo com que ele se aproxime mais de Cristo e seja mais parecido com Ele. Nenhuma disciplina cristã é suficiente para mudar a Deus ou de convencê-lo de que somos bons o suficiente para recebermos o seu favor. Tudo que temos e somos é fruto da sua maravilhosa Graça! Pense nisso!


Luiz Ricardo

IniciarAnt12345678PróxFim
Pagina 1 de 8

Main Menu