Vida Cristã

Segunda, 05 Fevereiro 2018 10:57

Nossa história começou aqui...

Escrito por

“Até aqui nos ajudou o Senhor” (1 Samuel 7.12)

A história da Assembleia de Deus no Campo de Lavras, da obra pentecostal nesta região e deste Templo se confundem. É praticamente impossível contar a história de uma sem falar da outra. 

Em 1942, há 76 anos, os missionários Lawrence Olson e Alice Olson com alguns crentes da época inauguraram o primeiro Templo Pentecostal em Lavras/MG.

A mensagem pentecostal chegou a Lavras no ano de 1936, através de alguns militares que vieram de Belo Horizonte, servir neste município. Porém só veio tomar impulso em 1939 com chegada dos Missionários Lawrence Olson e Alice Olson com seus dois filhos Lawrence Olson Jr. e Caroly vindos dos EUA.  

Com a chegada dos dinâmicos missionários, a obra pentecostal cresceu e uma das primeiras providências do missionário Olson foi a construção do Templo da ASSEMBLEIA DE DEUS que, depois de muitos esforços e com os poucos recursos da época, foi inaugurado para a glória de Deus em 1942.

Após trabalhar incansavelmente por 16 anos, não só em Lavras mas também no estabelecimento do Campo de evangelização, em 1956, a família Olson fixou residência no Rio de Janeiro, contudo o Missionário continuou na presidência da Igreja e designou o Pastor Paulo Sales como responsável dos trabalhos evangelísticos, que permaneceu um curto período de 1 ano, sendo acometido de uma enfermidade que impossibilitou a permanência à frente dos trabalhos. Diante deste imprevisto, o Missionário Lawrence Olson, convidou por indicação do pastor de Divinópolis Gustavo Bergston, o jovem diácono Antônio L Cerqueira, para assumir a liderança deste promissor trabalho em Lavras e região.

Em junho de 1957, com apenas 22 anos de idade, o diácono Antônio L Cerqueira, de Divinópolis, mudou-se para Lavras com sua esposa irmã Ladir e sua filha Ester Sônia, ele assumiu os trabalhos evangelísticos desta região, e Deus o abençoou de tal forma, que permaneceu por 58 anos à frente deste ministério, até sua partida para a eternidade em agosto de 2015. 

Este Templo que está sendo reinaugurado na tarde do dia 4 de fevereiro de 2018, foi palco de grandes acontecimentos. Milhares pessoas se converteram a Cristo, foram batizadas nas águas, receberam o batismo com o Espírito Santo, inúmeros jovens casaram, muitas crianças recém-nascidas foram apresentadas a Deus, centenas de obreiros foram consagrados ao santo ministério, várias Escolas Bíblicas foram realizadas, hospedou a AGE (Assembleia Geral Extraordinária) da Convenção Mineira, recebeu a visita do Missionário Daniel Berg, fundador das Assembleias de Deus no Brasil. No porão do primeiro templo, foram escritos pelo missionário Lawrence Olson dezenas de livros, como o “Plano Divino Através dos Séculos”, e foi também elaborado por ele o Mapa das Dimensões contendo o mesmo nome de seu livro. Esta congregação foi, por 63 anos, a Sede do Campo de Lavras, de onde saia a voz de comando do nosso saudoso pastor Antônio L Cerqueira. Com a inauguração do novo Templo em 2005, esta histórica e aconchegante casa de oração deixou de ser identificada como Sede e recebeu o nome de Congregação Central.  

No dia 29 de fevereiro de 2016, o dinâmico pastor Orlando Dias de Souza, recém-eleito presidente deste ministério, deu início a reforma geral deste Templo. Agradecemos e louvamos a Deus pela iniciativa do nosso Pastor Presidente, pelos irmãos que cooperaram com seus dízimos e ofertas, pelos engenheiros, arquitetos, mestres de obras, pedreiros, ajudantes de pedreiros e todos que, de alguma forma, contribuíram para que hoje ocorresse esta linda festa de reinauguração deste importante Templo. Amém. 

Lavras, 04 de fevereiro de 2018

Pr. Orlando Dias de Souza - Pastor Presidente
Ev. Jairo Américo de Carvalho - Pesquisas e Texto
Ir. Jairo Américo de Carvalho Filho - Revisão Ortográfica
Ir. Heider Alvarenga de Jesus - Projeto Gráfico e Diagramação

Sexta, 29 Dezembro 2017 14:33

Deus é nosso refúgio

Escrito por

Com muito respeito as opiniões dos nobres companheiros, preciso expressar e motiva-los a prosseguir neste santo e glorioso ministério. 

Segundo a Bíblia, nossa regra de fé, "Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia" SL 46.

No entanto, percebo que nestes últimos dias o inimigo de Deus, nosso adversário que segundo a Bíblia "veio roubar, matar e destruir" (Jo. 10.10a), tem tirado o foco de alguns pastores, preletores, ministradores da verdade com esses acontecimentos terríveis que tem sido noticiados recentemente, como o suicídio de pastores.

Sabemos que em nossa caminhada ministerial temos sim tristezas e decepções. Mas é fato que temos também o privilégio de sermos escolhidos por Deus para fazer parte do santo ministério e também chamados por Cisto como embaixadores neste mundo que jaz no maligno (2 Co 5.20).

Portanto, nobres companheiros, a grandeza do pastorado não pode ser ofuscada por esses lamentáveis e terríveis acontecimentos.

Temos Deus nosso refúgio. Temos exemplos de homens como Pr. Cerqueira, Pr. Lawrence Olson, PR. Anselmo Silvestre,  Pr. Pimentel de Carvalho, Pr. Alcebíades Vasconcelos e outros tantos que sofreram perseguição, afrontas, humilhações, mas venceram seu tempo determinado e nos deixou este legado de abnegação, renúncia e fidelidade a Deus.

No entanto finalizo usando uma expressão dita em épocas passadas pelo nosso pastor presidente Orlando Dias: "Obra pode até ser espinhosa, mas também é gloriosa." 

Nosso foco é Jesus. Nosso alvo é o céu. 

Vosso em Cristo.

Ev. Jairo Américo

Quinta, 07 Setembro 2017 20:40

7 de Setembro, memorável data

Escrito por

Hoje foi dia de celebrações no País. As principais avenidas das grandes e pequenas cidades foram palcos de milhares de desfiles militares e escolares, tudo para celebrar a independência brasileira, ocorrida na data 7 de setembro, no distante ano de 1822.    

Porém, para nós cristãos e, principalmente assembleianos, 7 de setembro trata-se também da memorável data em que Lawrence Olson, sua esposa Alice e seus dois filho Carolyn e Lawrence Olson Junior chegaram ao Brasil para anunciar o evangelho de Jesus Cristo.

Sua chegada ocorreu no dia 7 de setembro de 1938, isto é, há 79 anos. Certamente, o capitão-comandante do navio não tinha noção de que a bordo encontrava-se um homem de Deus que mudaria a história de milhares de pessoas por meio da pregação do evangelho e ensinamentos bíblicos por onde passava.

Ao chegar no Rio de Janeiro, a família Olson foi recebida pelos missionários Gustavo e Alice Bergstron e o irmão Nils Kastbrg, que na época era o pastor da Assembleia de Deus de São Cristóvão/RJ. O casal Olson assistiu o primeiro culto no Brasil na Assembleia de Deus em Duque de Caxias, também no Rio de Janeiro.

No mesmo ano a família Olson mudou-se para a capital mineira, Belo Horizonte, e, durante um ano dedicou-se ao aprendizado do idioma português. Olson, mesmo atarefado com o estudo da língua da portuguesa, não perdeu tempo e várias vezes saiu em viagens pelo vasto Brasil. Segundo ele, ao ver imensas montanhas perguntou a si mesmo: “o que será que nos espera nessa terra que não conhecemos?” Assim, continuou a descoberta ao desconhecido, pois tinha convicção de que o Senhor Jesus o ajudaria em tudo.

Em 1939 o dinâmico missionário deixa a capital mineira e fixa residência na nossa querida cidade de Lavras, onde encontrou alguns militares assembleianos que também vieram de Belo Horizonte para prestar serviço ao 8º Batalhão da Policia Militar de Minas Gerais. 

Sem medir esforços, tratou logo de assumir a liderança dos trabalhos evangelísticos em Lavras, construindo seu primeiro Templo na Rua Firmino Sales, 312 - centro, onde se encontra atualmente a Congregação Central e se preocupou em organizar oficialmente a Igreja Evangélica Assembleia de Deus, registrando seu primeiro estatuto em dezembro de 1941.

Com os esforços do missionário e de poucos irmãos da época, centenas de crentes espalharam rapidamente pela área e vários Templos da denominação foram erguidos nas principais cidades margeadas pelo Rio Grande e seus afluentes, como: Boa Esperança, Cana Verde, Américos, Perdões, Campo Belo, Nepomuceno, Coqueiral, Ribeirão Vermelho, Ijaci, Andrelândia, São João Del-Rei, Tiradentes e muitas outras localidades. Formando assim o Campo de Lavras.

O Pastor Antônio L Cerqueira (saudosa memória) continuou a desbravar essa tão grande obra durante 58 anos e, pela bondade de Deus, o Pastor Orlando Dias de Souza, à partir de 12 de setembro de 2015, proseegue neste mesmo caminho até Jesus voltar.

Falar de Lawrence Olson me é prazeroso e páginas e mais páginas poderia eu usar para enumerar seus feitos e legados. Contudo finalizo prestando-lhe esta singela homenagem póstuma, quero expressar em nome do meu pastor presidente Orlando Dias de Souza e todo o Campo de Lavras nossa gratidão a Deus por ter usado Lawrence Olson em nossa região, no Brasil e no Mundo.  Suas últimas palavras em oração antes de sua partida em março de 1993 foram: “meu Deus abençoa o Brasil, abençoa o Brasil, abençoa o Brasil”.  Na lápide de seu túmulo tem a seguinte reflexão: “Se eu tivesse outra vida para viver, viveria do mesmo jeito.” Lamento a ausência de justas homenagens que nesta data a Igreja brasileira poderia prestar a este homem abnegado, fiel e temente a Deus e que viveu a frente de seu tempo, sempre promovendo o bem comum com seus projetos modernos e ousados para uma época tão limitada.

A Deus toda a Glória!

Ev. Jairo Américo de Carvalho

Pastor Lawrence Olson e sua esposa Alice Olson

Quarta, 20 Julho 2016 10:55

CHEGAI-VOS A DEUS

Escrito por

As palavras proferidas em tom de profecia por Tiago, o irmão do Senhor Jesus, permanecem atuais: "Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós" (Tg 4.8). É tempo de buscar a Deus! É tempo de estarmos mais próximos de Deus! O Senhor deseja que estejamos próximos a Ele; que andemos em sua presença; que Ele seja a nossa prioridade! O próprio Deus nos convida a buscá-lo a desejarmos a sua santa presença mais do que o próprio ar que respiramos ou do que a comida que comemos.

Temos vivido dias difíceis onde as pessoas têm desejado mais as bênçãos de Deus do que o próprio Deus; mais os favores de Deus do que a presença de Deus. É tempo de buscarmos a Deus não pelo que ele pode fazer e sim pelo que Ele é. É tempo de buscarmos o Deus das bênçãos e não as bênçãos de Deus! Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós! Pense nisso!
Luiz Ricardo

Segunda, 27 Junho 2016 11:05

DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE

Escrito por

DEUS NUNCA PERDE O CONTROLE

Há momentos em nossa vida em que as lutas nos açoitam de forma tão violenta que acabamos por perder o controle das situações que vivenciamos. Tal qual um barco à deriva, assim ficamos, jogados de um lado para o outro, sem saber o que fazer; qual decisão tomar; que caminho trilhar. Nestes momentos, nossa mente fica confusa, nosso coração se entristece, nosso espírito se abate, nossa alma se aflige e nosso corpo estremece.

Todavia, ainda que, não raras vezes, percamos o controle da nossa vida, podemos descansar na esperança e na certeza de que o Deus a quem servimos nunca perde o controle. Deus tem o controle da história da humanidade e da história da nossa vida. Ele nunca perde o controle! Deus sabe exatamente onde, quando e como deve conduzir a nossa existência. Mesmo em meio ao mais profundo sofrimento, devemos descansar em Deus! Ainda que as águas revoltas da vida assolem o nosso barco, jogando-o de um lado para o outro, de tal sorte que percamos o controle da embarcação da nossa existência, precisamos crer que Deus - nosso piloto - permanece com o leme em suas mãos e nos conduzirá a um porto seguro. Pense nisso!

Luiz Ricardo

IniciarAnt123456789PróxFim
Pagina 1 de 9

Main Menu